COLUNAS / Nutrifit


  •    
  • ENVIAR PARA UM AMIGO
    • Enviar
       

Análise de Suplemento: Thermo Fire


Em minhas buscas encontrei dois suplementos com este nome. O Thermo Fire da Arnold Nutrition e o Thermo Fire da Prolab Nutrition.

 
Primeiramente vou avaliar o produto da Arnold Nutrition.

A Arnold Nutrition não tem relação com o atleta Arnold Shwarzeneger. Trata-se de uma ramificação da empresa American Nutritional voltada para o mercado nacional de suplementos. A marca chegou no Brasil em 2005 com dois produtos: glutamina e BCAA. A sede da American Nutritional fica em Curitiba - PR. No país a marca distribui suplementos Arnold Nutrition, Gat, Genetics Tech, Fitness Pro, Stacker2 e Optmum Nutrition. Há um tempo atrás surgiram vaios comentários na internet sobre a possibilidade desta empresa não existir e enganar os consumidores se passando por uma empresa americana. Hoje vejo claramente que as pessoas estavam confundindo marca com empresa. A empresa é necional e distribui marcas internacionais. Simples não?

A Arnold produz várias versões de Thermo Fire: o Thermo Fire, Thermo Fire Drink Mix, Thermo Fire Hardcore e o Thermo Fire Shot. Hoje vou ficar somente com o padrão, depois verifico os demais.

Vamos começar pelo início buscando informações sobre os componentes da fórmula. Analisando o rótulo, percebo o seguinte: existem diferenças entre o produto importado legalmente e o produzido nos EUA. Ambos não trazem todas as informações que precisamos, mas vamos analisar em cima do que eles apresentam.

No rótulo em inglês, os ingredientes quase todos são extratos vegetais: Extrato de Guaraná (Paullinia cupana), Chá verde (Camellia sinensis), Erva mate (Ilex paraguarienensis), Laranja Amarga (Citrus aurantium), Cacau (extrato padronizado), Cafeina anidra, Evodia (extrato), Ioimbina, Vinca (extrato), Octopamina e o aminoácio L-tirosina.

arnold-rotulo2

 
No rótulo em português os ingredientes são: Guaraná, vitamina C, niacina, ácido pantotênico, riboflavina, vitamina B6, tiamina, ácido fólico, vitamina B12, cromo, glaceante ácido esteárico, antiumectantes celulose em pó e dióxido de silício, corante vermelho FD & C 6 LA1.
 

arnold-rotulo1


Para mim, são dois produtos diferentes com o mesmo nome, pois para se adequar à legislação nacional, o produto americano sofre alterações em sua fórmula. Deste modo, vemos que o produzido nos EUA é cheio de extratos vegetais ricos em cafeína, catequinas e metilxantinas, enquanto o importado para o Brasil é um multivitamínico com um pouco de guaraná. Vou descrever então os componentes do produto americano, pois faz mais sentido.

Extrato de Guaraná - Paullinia cupana: Guaraná é amplamente consumido por atletas, seja em suplementos ou em refrigerantes, sob a crença de que ele apresenta efeitos ergogênicos na "queima de gordura". Na literatura encontra-se descritos os efeitos estimulantes do sistema nervoso central, redução do estresse físico e intelectual, melhora da memória, tonificante do coração. Rico em metilxantinas como a cafeína, teofilina e teobromina, que justificam suas propriedades termogênicas.

Chá verde - Camellia sinensis: é uma espécie comum na Índia e na China. A partir de suas folhas é posssivel extrair vários tipos de chá, normalmente variando apenas pela maturação das folhas. Podem ser o chá verde, branco, vermelho, preto, oolong, etc. Segundo Cardoso, o extrato de chá verde parece ser eficiente tendo um efeito termogênico, além de promover maior oxidação da gordura corporal. O consumo desse chá possivelmente pode alterar a composição corporal e a taxa metabólica de repouso. Os seus efeitos são atribuidos à polifenois presentes no extrato conhecidos como catequinas, principalmente a epigalatocatequina-galato (EGCG).

Erva mate - Ilex paraguarienensis: é uma planta originária da região subtropical da América do Sul. Consumida como chá quente ou gelado, ou como chimarrão. É também conhecida, principalmente no mundo dos fitoterápicos como “Pholia Negra”. Assim como o guaraná, a erva mate contém várias substâncias bioativas (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina) que atuam com ação termogênica, podendo aumentar o gasto energético e, promover a lipólise, ou seja, a metabolização das gorduras no organismo.

Laranja Amarga - Citrus aurantium ou Zhi Shi em chinês: é o nome de uma árvore nativa para o sul do Vietnã que tem vários usos diferentes. Também conhecido como extrato de laranja amarga, Citrus aurantium ganhou popularidade em 2004, após a proibição da ephedra. Rica em sinefrina (oxedrine), que é estruturalmente semelhante à adrenalina, tem a capacidade de aumentar a termogênese, e reduzir o apetite. Embora nenhum evento adverso tenha sido associado à ingestão de produtos contendo Citrus aurantium, sinefrina pode aumentar a pressão arterial em humanos e outras espécies, e tem o potencial de aumentar os eventos cardiovasculares. Há poucas evidências de que os produtos contendo Citrus aurantium sejam eficazes para perda de peso. Porém, a sinefrina tem efeitos lipolíticos em células de gordura, mas apenas em altas doses, e octopamina não tem efeitos lipolítico nos humanos.

Cacau (extrato padronizado): na fórmula do Thermo Fire, o extrato padronizado de cacau possui uma concentração de 10% de teobromina, tiramina e feniletilamina. A teobromina é a principal metilxantina encontrada em produtos da árvore de cacau, Theobroma cacao. Produz efeitos semelhantes a outras metilxantinas, ou seja, a estimulação do sistema nervoso central, broncodilatação e vários efeitos cardiovasculares, mas em seres humanos esses efeitos não são potentes, sendo muito raras as intoxicações, embora seja possível que pode produzir dor de cabeça, perda de apetite ou alergias em pessoas sensíveis ou em grandes quantidades.

Cafeina anidra: A cafeína anidra é uma forma de cafeína muito pura e é absorvida mais rapidamente pelo corpo em relação ao café e outras bebidas com cafeína. Um comprimido contém aproximadamente a mesma quantidade de cafeína encontrada em uma a duas xícaras de café. Cafeína anidra é um ingrediente comum, e convenientemente adicionado, em comprimidos da perda de peso comerciais e, muitas vezes também, incluída em analgésicos como paracetamol, aspirina ou codeína. A cafeina anidra não é uma substância viciante.

Evodiamina: é um extrato alcalóide de uma planta chamada Fructus evodiae, e que tem sido apresentada como um possível auxiliar na redução e absorção de gorduras, mas sem comprovação de sua eficácia.
 
Ioimbina: Como eu já havia falado no artigo sobre o Lipo 6 Black, Yohimbine HCL significa Cloridrato de Ioimbina, um medicamento de prescrição usado para tratar a baixa libido e disfunção erétil, com potencial antioxidante e propriedades vasodilatadoras. Isso significa que aumenta a circulação sanguínea.

Vinpocetina: é um alcalóide semi-sintético derivado da vincamina. E relatado por aumentar o fluxo sanguíneo cerebral e os efeitos neuroprotetores. É usada como uma droga na Europa Oriental para o tratamento de distúrbios vasculares cerebrais e perda de memória relacionada à idade. É amplamente comercializada como um suplemento para vasodilatação. 

Octopamina (ß ,4-dihydroxyphenethylamine): é uma amina intimamente relacionado com norepinefrina, e tem efeitos sobre os sistemas adrenérgicos e dopaminérgicos. Também é encontrada naturalmente em muitas plantas, incluindo laranja amarga. Quimicamente semelhante à efedrina ma-huang, teoricamente poderia suprimir o apetite e promover a quebra de gordura, mas há pouca evidência convincente.

L-Tirosina: é um aminoácido. O corpo faz tirosina a partir de outro aminoácido chamado fenilalanina. Tirosina também pode ser encontrado em produtos lácteos, carnes, peixes, ovos, nozes, feijão, aveia e trigo. Tirosina é usada para depressão, déficit de atenção, hiperatividade, insônia narcolepsia. Tirosina é importante para a estrutura de quase todas as proteínas no corpo. É também o precursor de vários neurotransmissores, incluindo L-dopa, a dopamina, norepinefrina e epinefrina.

Pelos componentes da fórmula, não vejo nenhum problema em relação à utilização deste produto. Os seus componentes são comuns em muitas fórmulas fitoterápicas manipuladas. Deve-se levar em consideração, porém que existe marketing por traz de todos os suplementos e seus efeitos variam de pessoa pra pessoa e não há garantia de que vá funcionar com você. 

Vou seguir falando sobre a versão dele em sachês. O Thermo Fire Drink Mix ou seria Thermofire Stick Pack?
 
thermo-fire-sache

Na verdade era pra ser o mesmo, mas pela adequação à legislação, o “Drink Mix” é o nacional e o “Stick Pack” o produzido nos EUA.

O Thermo Fire Drink Mix promete mais energia e performace, aceleração do metabolismo e gasto de calorias e queima de gorduras mais rápida. Vem em sachês de 5 gramas, ao invés de cápsulas, e é feito dos seguintes ingredientes: maltodextrina, taurina (1000ml/250mL), glucoronolactona (625mg/250mL), cafeína (87,5mg/250mL), inositol (50mg/250mL), ácido pantotênico, vitamina B6, vitamina B2, vitamina B1, vitamina B12, aroma artificial de salada de frutas, edulcorantes acesulfame-K e sucralose.

(informa347343o nutriciona.xls)

Maltodextrina é um carboidrato de fácil digestão feita a partir da hidrólise do amido de milho, arroz ou fécula de batata. Seu nome é derivado da junção maltose e dextrose. Maltodextrina é facilmente digerível, sendo absorvida tão rapidamente quanto a glicose. É pouco doce e quase sem gosto e também é livre de glúten, tornando-o seguro para aqueles com alergia ou intolerância ao glúten. A maltodextrina é muito utilizada na nutrição esportiva, pois apresenta propriedades vantajosas. É frequentemente usada na produção de bebidas hipercalóricas ou géis isotônicos, geralmente em combinação com a frutose. Elas estão disponíveis no mercado de suplementos alimentares normalmente em sabores diferentes, como laranja, limão, tangerina, uva, guaraná com açai.

A Taurina é um aminoácido que apoia o desenvolvimento neurológico e ajuda a regular o nível de água e sais minerais no sangue. Seu nome deriva da palavra latina taurus (touro) porque foi isolado pela primeira vez a partir de bile de boi em 1827. Possui muitos papéis biológicos fundamentais, tais como conjugação de ácidos biliares, antioxidante, osmorregulação, estabilização da membrana e modulação da sinalização do cálcio. É essencial para o sistema cardiovascular, função e desenvolvimento do músculo esquelético, retina e do sistema nervoso central. A taurina é regularmente utilizada como ingrediente em bebidas energéticas, contendo 1000 a 2000 mg por porção. Estudos não encontraram efeitos adversos para até 1.000 mg de taurina por quilograma de peso corporal por dia. Acredita-se que a eficiência da taurina em bebidas energéticas seja devido a um aumento da atividade da cafeína, quando presente. A quantidade de bebida energética que uma pessoa pode beber sem danos a sua saúde, como qualquer outro estimulante, dependente da sua sensibilidade para com seus componentes (como a cafeína) e varia muito de um indivíduo para outro. O perigo maior é a sua mistura com outras substâncias, especialmente o álcool ou antidepressivos podendo causar perturbações do ritmo cardíaco, e criar problemas no futuro.

A Glucuronolactona é um carboidrato derivado do metabolismo da glicose, produzido naturalmente no corpo humano e é um importante componente estrutural de quase todos os tecidos conjuntivos. Utilizado em muitas bebidas energéticas em combinação com a cafeína e taurina. O nível sem efeitos adversos observáveis de glucuronolactona é de 1000 mg / kg / dia.

O Inositol, em geral, é uma substância similar à uma vitamina, apesar de seus efeitos serem ainda controversos. É encontrado em muitas plantas e animais e também produzida em laboratório. Ela existe em nove possíveis estereoisômeros, todos com sabor doce. Ainda que, tecnicamente não seja um carboidrato pela ausência do grupo carbonila. Inositol é comercialmente disponível como suplemento alimentar para os seres humanos e cavalos. 
 
Os demais ingredientes são vitaminas do complexo B, aroma artifical e edulcorantes.

Não há nenhum componente compromentedor na formulação do Thermo Fire Drink Mix. É como se fosse um RedBull em pó. Só não recomendo o uso excessivo nem sua mistura com álcool.


Agora vamos ver o feito nos EUA. O Thermofire Stick Pack.

ThermoFireStick Pack-informação nutricional


No Thermofire Stick Pack, a fórmula é totalmente diferente. Possui todos os extratos vegetais que existem no Thermofire normal (leia), sem sofrem nenhuma alteração. Todos em suas concentrações originais. A única diferença é que o ThermoFire é em cápsulas e o Thermofire Stick Pack é em sachês. Uma comodidade para aqueles que tem dificuldade de engolir comprimidos.

Se for pra comparar com o nacional, acredito que o potencial termogênico deste é bem maior, visto que apresenta vários extratos ricos em xantinas. Segundo o fabricante o equivalente à 3 xícaras de café. O próprio fabricante, orienta: Não exceder dois sachês em um período de 24 horas; Utilizar por um período de 8 semanas; Não deve ser utilizados por menores de 18 anos, grávidas ou lactantes; Consultar um médico antes de iniciar o uso; Caso tenha alguma condição especial, complicações cardiovasculares, diabetes, doença renal ou hepática, não utilizar; Não utilizar em conjunto com outros estimulantes; Caso sinta batimentos cardíacos irregulares, dor no peito, tontura, dor de cabeça, náuseas ou outros sintomas similares procurar o socorro médico; Não exceder a dose recomendada.

Nutr. Marcus Ávila
Belo Horizonte - MG



Voltar

Vídeos

Seu navegador não suporta o vídeo.


Ministério de Saúde recomenda consumir peixe duas vezes por semana

Carregando...

Por: Webradio - Ministério da Saúde


Pesquisa aponta aumento no número de brasileiros obesos

Carregando...

Por: Nutricionista Katia Cardoso


Cirurgia bariátrica: Comer pouco e adequadamente é uma obrigação

Carregando...

Por: Webradio - Ministério da Saúde


Guaraná facilita a capacidade de concentração e raciocínio

Carregando...

Por: Nutricionista Israel Adolfo